1: Downey, Allen. Pense em Python. São Paulo: Novatech, 2016.

Além do livro, que é muito bom, vale a pena ler o prefácio deste livro, que mostra como certas abordagens viabilizam um estudo mais acessível das linguagens de programação, viabilizando o desenvolvimento da habilidade de programar.

Trata-se de um desenvolvimento do livro Pensar como um cientista da computação, publicado originalmente em 1999 e tendo como objetivo ensinar a programar em Java.

O itinerário dessa ora nos serve de exemplo de como as metodologias cooperativas e as licenças mais abertas possibilitam desenvolvimentos interessantes. No Prefácio, Downey conta que publicou o mencionado livro, com seu pretensioso título, sob uma Licença de Documentação Livre GNU, que permite aos usuários copiar, modificar e distribuir a obra.

"E o que aconteceu em seguida foi legal. Jeff Elkner, um professor de ensino médio na Virgínia adotou meu livro e o traduziu para Python. Ele me enviou uma cópia de sua tradução e tive a experiência excepcional de aprender Python lendo o meu próprio livro."

Foi só em 2001 que a versão em Python foi publicada por Downey, Elkner e Chris Meyers, sendo que o Prefácio de Jeff Elkner indicou expressamente esse caráter colaborativo:

Este livro deve sua existência à colaboração tornada possível pela Internet e o movimento do software livre. Seus três autores — um professor universitário, um professor de escola média, e um programador profissional — nunca se encontraram cara a cara para trabalhar no livro, mas temos sido capazes de colaborar estreitamente, auxiliado por muitas outras pessoas que tomaram seu tempo e energia para nos enviar o seu feedback.

Posteriormente, Downey trabalhou no desenvolvimento da obra, até chegar a essa nova versão, em 2016. Porém, o livro anterior também seguiu outros rumos, como mostra o tópico seguinte da bibliografia.

2: Como Pensar Como um Cientista da Computação: Aprendendo com Python [How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Version]. Trad. Morimoto, C. ; de Pina Jr., J.C. ; Soares, J.A.: Edição interativa(usando Python 3.x.).

Este é o livro que utilizaremos como referência básica, para textos obrigatórios e complementares. Trata-se de uma tradução do How to Think Like a Computer Scientist: Interactive Version que é baseado no texto original de Jeffrey Elkner, Allen B. Downey and Chris Meyers, ou seja, da adaptação para Python da obra originalmente escrita por Downey para Java.

A camada introduzida por Miller e Ranun foi uma edição interativa, repleta de exercícios a serem trabalhados ao longo da leitura. Porém, como já eram várias camadas de trabalho, o copyright do texto traduzido no Brasil já era de:

Brad Miller, David Ranum, Jeffrey Elkner, Peter Wentworth, Allen B. Downey, Chris Meyers e Dario Mitchell.

O livro também pode ser usado no original em inglês, que tem vídeos que não foram traduzidos. Além de ter um ótimo conteúdo e uma linguagem acessível, há exercícios integrados ao texto para facilitar a compreensão.

No Brasil, esta tradução se refere a Miller e Ranum como autores, embora em sua própria edição eles se apresentem como líderes do projeto que realizou a edição interativa, com base nos textos anteriores, indicando 8 autores detentores de copyright, o que dificulta atribuir uma autoria específica, nos termos a que estamos acostumados, visto que a obra tem uma estrutura coletiva e não é possível saber exatamente qual foi a contribuição de cada pessoa, visto que a licença de copyright permite que outras pessoas modifiquem o livro. Então, vamos citar esse livro sem indicar autores.

3: Instituto de Matemática e Estatística da Usp. Material para cursos baseados em Python.

Para complementar o caráter colaborativo do livro decorrente dos desenvolvimentos da obra de Allen Downey, inserimos aqui a página do Instituto da USP em que o texto foi traduzido para português e publicado, juntamente com outros materiais de qualidade para cursos de Python.

4: Chan, Jamie. Learn Python in One Day and Learn It Well. Python for Beginners with Hands-on Project. The only book you need to start coding in Python immedia.

O título é longo e pouco humilde, mas o livro é conciso e escolhe muito bem os pontos a serem tratados. Trata-se de uma introdução rápida e eficiente à programação em Python.