Esta lista de exercícios foi desenvolvida em Jupyter Notebook, que é um leitor de livros interativos. Por isso, para abrir o arquivo da Lista de Exercícios 1, você precisa de utilizar este aplicativo, que faz parte do Anaconda Navigator (instalado no Módulo 1 deste curso).

Para fazer isso, o primeiro passo é fazer o download do arquivo, clicando seguinte link  Lista de Exercícios 1, que deve te levar ao seguinte aviso de que não há um preview para os arquivos do Jupyter Notebook (arquivos tipo .ipynb), mas que você pode fazer o download do arquivo.

Uma vez feito o download (na pasta Downloads ou no lugar que você escolher no seu computador), abra o Anaconda Navigator. Normalmente, basta escrever Anaconda no prompt no canto inferior esquerdo da sua tela e você via ter a opção de escolher executar esse programa.

Uma vez executado, você  terá uma tela como a abaixo, com vários aplicativos, sendo que você deve dar um Launch no Jupyter Notebook, que é um leitor de livros interativos.

Esse lauch vai executar uma instância do Jupyter Notebook no seu navegador padrão, abrindo uma tela com vários nomes de diretórios (pastas). Basta você selecionar a pasta em que você gravou o arquivo Lista 1.ipynb, e o Jupyter Notebook vai abrir o texto interativo da Lista 1, que começa assim:

Dá um pouco de trabalho aprender a fazer esses passos (se você precisar de uma explicação mais detalhada ainda, entre neste link), mas depois que você conseguir fazer isso, terá uma ótima ferramenta de exercícios interativos.