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1. Introdução:

Programação se aprende pelos dedos. Exposição prévia a algum material introdutório de programação é pré-requisito para que se entenda o que se está fazendo, mas é sobretudo pelo ato de programar, realizado em conjunto com o aprendizado teórico, que os conceitos serão realmente absorvidos pelos alunos. Assim sendo, o material deste módulo foi pensado para ser lido com um ambiente de desenvolvimento de Python aberto.

Neste curso usaremos o Spyder, que acompanha a ferramenta Anaconda, mas o aluno é livre para usar o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) de sua preferência - PyCharm, VS Code, etc.

Não se limite a copiar e colar os exemplos que serão expostos em aula ou no material didático indicado. Digite todo o código você mesmo. É importante errar, os erros fazem parte do processo.

Antes de seguir adiante, leia as informações sobre o curso contidas na página Informações, que está nas opções contidas na barra superior do site.

2. Leitura obrigatória

Castro, Pedro Luz de. Python. Code.arcos, 2020.
Miller, Brad; Ranum, David. Como Pensar Como um Cientista da Computação: Aprendendo com Python. Capítulo 1.

3. Atividades

1: Videoaula

Assistir à Videoaula 1 do curso.

2: Questionário

Responda ao Questionário sobre o perfil dos estudantes.

3: Instalar a Biblioteca Anaconda

A fim de oferecer um ambiente padronizado para todos os alunos, vamos usar a biblioteca Anaconda, que inclui vários pacotes e softwares úteis para a ciência de dados, bem como uma IDE, o Spyder.  

É fundamental para o curso que você instale Anaconda no seu computador.

A ferramenta pode ser baixada em https://www.anaconda.com/products/individual, na seção de downloads.

A instalação é simples, mas, se necessário, você pode seguir o vídeo que fizemos com um Tutorial de Instalação da Biblioteca Anaconda.

Todos os softwares necessários para este curso podem ser acessados pelo Anaconda Navigator, inclusive o Spyder, que está indicado pela seta vermelha na imagem abaixo.

4: Assitir ao tutorial Introdução ao Spyder

As aulas futuras serão gravadas no ambiente Spyder, que tem o seguinte formato.

Anatomia do Spyder

Para facilitar o desenvolvimento das aulas futuras, assista ao tutorial Introdução ao Spyder, que desenvolvemos para explicar como funciona essa ferramenta.