1. Cronograma

a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a

2. Introdução

O objetivo desse módulo é capacitar você a entender o básico das variáveis string e, com isso, possibilitar que você extraia informações específicas a partir dos conteúdos disponíveis na internet. Esse é o primeiro passo para que você consiga criar programas que façam essa operação de forma rápida e automatizada.

Neste primeiro momento, ficaremos limitados ao console do Spyder, que é um espaço no qual podem ser inseridos comandos simples e cujo output é imediatamente apresentado. No console, nós damos um comando de cada vez, o que somente permite operações simples. Apenas no próximo módulo é que começaremos a desenvolver programas propriamente ditos: conjuntos de comandos que serão executados sequencialmente.

3. Estudo obrigatório

1: Costa, Alexandre. Comandos e variáveis. Code.arcos, 2021.
2. Castro, Pedro Luz de. Variáveis . Youtube, 2020.

4. Estudo complementar

1: Miller, Brad; Ranun, David. TypesNTypeConversion. Youtube.com, 2017.

Este é um video do livro How to Think like a Computer Scientist: Interactive Edition, que trata dos tipos diferentes de valores e de como é possível converter uns nos outros.

2: Downey, Allen. Pense em Python. Capítulo 2 - Conceitos: Variáveis, Expressões e Comandos.

5. Atividades

5.1. Atividade 1 - Exercícios do Módulo 2

5.2 Atividade individual - Assistir ao tutorial Introdução ao Spyder

5.3 Atividade complementar - Lista de Exercícios 1